quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Cultura Negra Carioca

TRABALHO REALIZADO PELA TURMA 2006 - ENSINO MÉDIO - NOTURNO.
OS ALUNOS PREPARARAM TUDO. NO FINAL FIZERAM UM PERFORMANCE QUE VIROU UM VIDEO CLIP. QUE COLOCAREMOS AQUI TAMBÉM.

GOSTARIA DE AGRADECER TODOS OS MEUS ALUNOS QUE PARTICIPARAM COM CARINHO E DEDICAÇÃO DESSE PROJETO ÁFRICA 4º BIMESTRE E UM AGRADECIMENTO ESPECIAL AO ALUNO MARCOS ALEXANDRE DA TURMA 3004 QUE FEZ A FILMAGEM.



3 comentários:

  1. COMENTÁRIO FEITO PELO PROFESSOR ARY PIMENTEL

    Parabéns, meninos e meninas do Ensino Médio do Juarez Távora. Vcs perguntam "Em um século o que mmudou?" e respondem com com o próprio exemplo. Há um século uma turma como esta não existiria. Há um século nenhuma turma teria optado por um tema como o que foi escolhido por vocês. Hoje, por mais que grande parte dos problemas da periferia se redupliquem. os subalternos conquistaram algo fundamental: auto estima. Não é pouco o passo que nos leva a reconhecernos como periferia e, paralelamente, a revalorizarmos este espaço nos mínimos atos como, por exemplo, com o reconhecimento das vozes oriundas de uma zona silenciada por longo tempo. Pesquisar sobre Lima Barreto, João Antonio, Ferréz, Mv Bill, Racionais MCs, Menor do Chapa e uma galera imensa é ecoar a voz das margens da cidade e da sociedade, é mostrar que nós nos reconhecemos nesse discurso periférico, é assumir essa como sendo tb a nossa voz, é começarmos nós mesmos a tatear, a balbucear no caminho de conquista de um discurso que represente a nossa realidade.
    É gratificante ver que trabalhos como este estão sendo produzidos pelos jovens das escolas públicas do Rio. Um grande abraço,
    Ary Pimentel (Faculdade de Letras da UFRJ)

    ResponderExcluir
  2. COMENTÁRIO FEITO PELA PROF. AIGA COUTINHO

    Olá pessoal, bom depois do comentário aqui de cima, o que falar?
    Gostei demais da proposta de diálogo entre dois bons exemplos de representantes da periferia. Os fragmentos contrapostos são bastante representativos.
    Parabéns a todo o grupo, a professora e aos seus colegas que colaboraram na criação deste projeto.
    Abraços, Aiga.

    ResponderExcluir
  3. o brigado eu fui um aluno que participo obrigado pelos elogios pespero que tenham gostado e um privilegio ter vcs comentando nosso trabalho e uma atençao especial a nossa professora silvia que nos ajudou muito

    ResponderExcluir